Ensaio de Tensão Aplicada (HIPOT)

Os ensaios feitos com o HIPOT são ensaios não destrutivos ou destrutivos que tem o objetivo de verificar a qualidade de um isolante elétrico.

O HIPOT é um equipamento capaz de gerar as altas tensões necessária para realizar os ensaios de rigidez dielétrica, ao mesmo tempo que monitora a corrente para verificar se não houve rompimento. O ensaio é feito aplicando-se a tensão gerada pelo HIPOT entre dois pontos separados pela isolação sob teste, quando há a passagem significativa de corrente o HIPOT indica a reprovação. Em equipamentos elétricos / eletrônicos o ensaio é feito normalmente entre as partes energizadas do equipamento e as partes acessíveis. As partes energizadas devem estar isoladas das partes acessíveis com uma isolação apropriada para garantir que o operador do equipamento não irá sofrer um choque.

Para resumir, o ensaio é realizado da seguinte forma:

  • Ajuste de tensão do ensaio no equipamento HIPOT;
  • Acionamento dos terminais de aplicação de tensão do aparelho no equipamento/isolante perante um teste;
  • Ativação do HIPOT para aplicação da tensão e monitoramento da corrente;
  • Espera do tempo do ensaio e análise do resultado final do equipamento.

Os 3 tipos de testes:

  • Teste Dielétrica com Ruptura — A tensão de teste é aplicada até o dielétrico falhar, ou se rompe, com isso ocorre o fluxo elevado de corrente que danificará o dielétrico do material sob ensaio.
  • Teste de Rigidez Dielétrica. — É aplicada uma tensão abaixo da Tensão de ruptura estabelecida e a corrente de fuga resultante é monitorada. A corrente de fuga deve ser abaixo de um limite pré-definido ou o teste é considerado como tendo falhado. Este teste não é destrutivo e deve ser realizado de acordo com as normas específicas.
  • Teste de Isolamento de Resistência. — É utilizado para fornecer um valor de resistências mensuráveis para o isolamento de um produto.

Endereço:

R. Vice-Presidente Francisco Silviano Alves Brandão, 485 Parque Sao Vicente | Mauá - SP - 09371-160

Telefone:

Telefone:
(11) 4309-9003

Horário de atendimento:

Segunda a Sexta: das 8h às 17:30h