logomarca
ARTIGOS TÉCNICOS
logomarca
As mudanças da IEEE 1584-2018 - A abrangente revisão que afeta a análise do arco voltaico - PARTE 1

nome/descricao

A IEEE 1584 foi um marco da engenharia moderna quando foi publicada, originalmente em 2002. Embora tenha sido logo reconhecida que havia limitações no documento, ele refinou o trabalho anterior e finalmente deu à indústria elétrica um método para estimar a quantidade de exposição à energia incidente em um evento de arco. Também permitiu que o limite do arco voltaico fosse identificado.

Ao longo dos 16 anos seguintes, os membros do comitê IEEE e NFPA colaboraram juntos para fazer testes adicionais e produzir uma atualização para este documento.

Os cálculos do IEEE 1584 são baseados em resultados empíricos de vários testes. Nesta última versão do documento, a equipe realizou mais de seis vezes o número de testes para refinar os métodos de cálculo. Isso resultou em uma solução mais robusta e complexa. Esta solução, entretanto, às vezes resulta em menor energia incidente calculada e às vezes em maior energia incidente calculada.

ieee-1584-2018-principais-mudanças

Sumário de Mudanças:

IEEE 1584-2018 passou por grandes alterações em relação ao documento de 2002, mas o principal impacto das revisões pode ser resumido nos seguintes itens:

  • Apresenta um método de cálculo mais complexo.
  • Os cálculos são mais robustos, lidando com toda a faixa de tensão de 208 a 15.000 volts.
  • Identifica configurações de eletrodos adicionais.
  • Ajusta os resultados com base no tamanho do gabinete e, para sistemas com menos de 600 volts, na profundidade do gabinete.
  • Calcula um fator de ajuste para variação da corrente do arco.
  • Refina o quão pequenos os sistemas de baixa tensão são tratados.

Cada uma dessas mudanças impacta a maneira como analisamos o risco de arco voltaico em sistemas elétricos. Sendo assim, aguardem as próximas postagens para darmos sequência nesta série das principais alterações.

Comente!

Deixe o seu comentário